“Sou Benjamin, Benjamin Labegalini. Hoje tenho 77 anos. Nasci em Jacutinga, Minas Gerais. Ontem estava me lembrando daqueles tempos vividos, onde passei minha infância. Em Jacutinga, morei com meus pais e meus 10 irmãos.
Decidimos vir para Kaloré quando meu pai ouviu dizer sobre as terras grandes e boas do Paraná. Ele pensou bem, vendeu nossas terras e comprou 5 alqueires para cada filho. Me lembro até a data que viemos pra cá . Foi exatamente 6 de agosto de 1949. Passamos dois dias viajando. Viemos eu mais um irmão, pois o resto de meus irmãos decidiram ficar de companhia com meus pais.
Quando cheguei, me surpreendi, pois só se vendia: açúcar, querosene,trigo e sal; pois o resto tínhamos como plantação. Não existia cemitério, nem hospital. Se alguém morresse ou simplesmente adoecesse, resolvíamos o problema indo à cidades vizinhas. Não tínhamos calçadão, por isso que a avenida era grande. Eita avenidinha boa!
Não havia supermercados como hoje, eram apenas barracas pequenas com espaço suficiente para as mercadorias vendidas. O fato que mais marcou minha vida até hoje foi a história de uma senhora que ia dar a luz e não havia parteiras para ajudar a coitada. Antes as pessoas eram mais unidas e felizes. Elas saiam mais como em terços, reuniões, etc.
Para todos jovens e crianças, eu aconselho a viver mais em união com sua família e com companhias boas, pois eu sendo tão experiente digo com todas as palavras: Viver unidos é que nos deixa felizes''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário