segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entrevistas - Benjamin Labegalini


“Sou Benjamin, Benjamin Labegalini. Hoje tenho 77 anos. Nasci em Jacutinga, Minas Gerais. Ontem estava me lembrando daqueles tempos vividos, onde passei minha infância. Em Jacutinga, morei com meus pais e meus 10 irmãos.

Decidimos vir para Kaloré quando meu pai ouviu dizer sobre as terras grandes e boas do Paraná. Ele pensou bem, vendeu nossas terras e comprou 5 alqueires para cada filho. Me lembro até a data que viemos pra cá . Foi exatamente 6 de agosto de 1949. Passamos dois dias viajando. Viemos eu mais um irmão, pois o resto de meus irmãos decidiram ficar de companhia com meus pais.

Quando cheguei, me surpreendi, pois só se vendia: açúcar, querosene,trigo e sal; pois o resto tínhamos como plantação. Não existia cemitério, nem hospital. Se alguém morresse ou simplesmente adoecesse, resolvíamos o problema indo à cidades vizinhas. Não tínhamos calçadão, por isso que a avenida era grande. Eita avenidinha boa!

Não havia supermercados como hoje, eram apenas barracas pequenas com espaço suficiente para as mercadorias vendidas. O fato que mais marcou minha vida até hoje foi a história de uma senhora que ia dar a luz e não havia parteiras para ajudar a coitada. Antes as pessoas eram mais unidas e felizes. Elas saiam mais como em terços, reuniões, etc.

Para todos jovens e crianças, eu aconselho a viver mais em união com sua família e com companhias boas, pois eu sendo tão experiente digo com todas as palavras: Viver unidos é que nos deixa felizes''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...