segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Primeiro dia de Exposição

Hoje foi um grande dia para o Projeto Memórias Kaloreenes. A exposição foi recheada de surpresas, boas surpresas. O trabalho foi duro mas a recompensa veio em dobro, já que pudemos presenciar a emoção dos visitantes estampadas em seus olhos. A sensação de dever cumprido foi o pagamento pelo esforço.

As pessoas entravam pela porta da antiga farmácia e parecia que estavam entrando em um túnel do tempo. Memórias vindo à tona numa fração de segundo. Histórias surgindo como se tivessem acontecido ontem. Cada sorriso, cada olhar, cada pergunta, cada gesto significou muito para nós professores de história, afinal pudemos mostrar para os nossos mais jovens que devemos muito ao nosso passado. Não precisamos ir muito longe no tempo para compreender que nossa história foi feita por nós mesmos, representados pelos nossos pais e avós. 
Hoje os jovens puderam presenciar a participação concreta das pessoas que vieram antes deles na construção de nossa cidade, na transformação do espaço e também da construção de muitos dos costumes que temos hoje. Nada do que temos ao alcance das mão hoje veio de graça, pelo contrário, houveram muitas batalhas e todas elas foram vencidas para que hoje pudéssemos entrar por aquela porta e revisitar o passado, o seu, o meu, o nosso passado.

O projeto contou com a preciosa contribuição do Departamento de Educação e Cultura do município. A ajuda da professora Darlene foi imprescindível, bem como da professora Leila, que contribuiu com um trabalho realizado no ano de 2010 sobre as memórias de alguns moradores. Agradecemos também o apoio irrestrito do Colégio Estadual Abraham Lincoln, na pessoa do Diretor Jaime Ademir Roder e da Vice-Diretora Rosemary Porto Alves Pereira. É necessário agradecer ao Raimundinho Cividini que gentilmente cedeu alguns objetos do seu acervo pessoa. Agradecer aos pais dos alunos que acreditaram, de alguma forma, no projeto e ajudaram os alunos. E também é preciso agradecer o proprietário do prédio onde foi montada a Exposição, o senhor Renir Ramalho de Oliveira.

Abaixo um álbum de fotografias tiradas no primeiro dia da Exposição.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, ficou maravilhoso! Imagino a emoção das pessoas, não é pra menos. Resgatar nossas memórias é buscar nossas raízes, nossa identidade, nossas ancestralidades. É fazer uma viagem no passado para ressignificar nosso presente. Tudo de bom!

    Abraço! Professora Isabel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...