terça-feira, 5 de junho de 2012

Os Spadim no Uru

Eunice Spadim Keller nasceu no dia 27 de setembro de 1952 na cidade de Biporã, paraná, é casada com Amâncio Keller. Em 1959, com apenas 7 anos, veio a família toda, pai, mãe e 6 irmãos.


"Antigamente lá em Biporã não tinha muito serviso. Lá só mexia com café, milho, trigo, feijão, aí meus pais, Mário Spadim e Margarida Papa resolveram vir para Kaloré. Compraram um sítio no bairro do Uru e vieram. Mas ainda eram poucas as casas, só existia uma e também ainda havia poucas lavouras formadas.


O sítio era de 12 alqueires de terra e meu pai, e os filhos mais velhos, desmataram em volta da sua casa.


Naquele tempo o povo derrubava o mato de foices, machados e todo o mato era derrubado. Quando tudo estava derrubado, ficava no chão até secar e quando chegava o dia de queimar, era jogado óleo diesel colocado fogo.


Um dia minha mãe estava desmatando e encontrou 2 filhotes de "anu" e no dia de queimar a mata ela procurou mas não encontrou, pois eles sairam voando quando o mato começou pegar fogo.


Eu me casei com o Amâncio e estamos até hoje juntos. Temos 5 filhos, 4 homens e 1 mulher."


Aluna: Carla Rafaela Keller - 7º Ano A


Observação: Foram feitas pequenas alterações no texto apenas com objetivo de dar coesão. O relato originalmente foi feito em 3ª pessoa e foi adaptado para a 1ª pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...