terça-feira, 5 de junho de 2012

Já na década de 1980

Irineu Freitas de Campos, nasceu na cidade de Paiva, Minas Gerais, em 23 de janeiro de 1972. Casado com Maria Ragusa de Campos. A família veio em busca de melhores condições de vida e a mudança aconteceu em 1987.

A cidade já tinha ruas de paralelepípedo e algumas ruas asfaltadas. Nesse tempo as matas já tinham sido derrubadas e as lavouras já estavam formadas, mas no sítio o trabalho ainda era duro e pesado. Tudo na base da enxada e no arado de tração anima.


"Moramos no sítio até 1996 quando nos mudamos para a cidade. Minha esposa não queria morar na cidade, por que ela já estava acostumada morar no sítio. Lá não precisava comprar as coisas por que já tinha. Tinha leite, ovos, frango, porco, verduras, frutas.

Quando nos mudamos para a cidade a mãe da Geisiele e ajudava bastante na roça, na colheita do algodão, todos os nossos filhos ajudavam no serviço do algodão.

Nós não tinha telefone e nem um tipo de meio de transporte. Quando ia fazer compra, comprava só o necessário, arroz, feijão e mistura.

Minha esposa não gostou muito da cidade e nem acostumou por que na cidade tem muito barulho, poluição e no sítio era tranquilo, com muitas árvores, ar puro e muita paz.

Já na cidade nossos filhos foram se encaminhando, arranjando serviço e se virando. Era muito difícil naquele tempo, hoje é muito melhor."


Aluna: Geisiele Fernanda Shuindt - 7º Ano A


Observação: Foram feitas pequenas alterações no texto apenas com objetivo de dar coesão. O relato originalmente foi feito em 3ª pessoa e foi adaptado para a 1ª pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...