quinta-feira, 7 de junho de 2012

"...expulsão de um padre"

Maria Helena Gonzales Aquaroni nasceu no dia 13 de agosto de 1947. É casada com Valdir Aquaroni. Mudou-se para Kaloré no ano de 1968. Ainda não havia asfalto, nem calçadas, nem praça e a igreja ainda era a antiga igrejinha de madeira. Ná época ainda existina o antigo cinema, mas não passavam mais filmes.


"Lembro da primeira vez que desceu um helicóptero no campo. As pessoas correram pra ver o avião de rosca. (risos) Havia uma grande população, mais ou menos umas 12.000 pessoas, a maioria da zona rural. Foi o maior produtor de feijão no anos 60.

Com a erradicação do café a lavoura mecanizada dispensou a mão-de-obra e muita gente foi embora pra outras cidades.

Um fato muito triste e brutal foi a expulsão de um padre, que para não ser linchado, saiu de dentro da igreja escoltado pela polícia numa viatura."


Rainha da festa da igreja - Década de 1960 - Valéria Giovana Aquaroni
 
Rainha da Festa – Década de 1960. Em pé: José Basdão, Maria Balsanuffi de Oliveira, Dominguinhos, Valdir Aquarone e Valter Gava. Da esquerda pra direita as crianças são: Cláudia, Lucimara de Campos, Valéria Giovana Aquaroni , Katia Cilene dos Santos Sanches.
 
Década de 60. Rural do Sr. Guido Aquaroni

Primeira missa na igreja nova. Década de 1970


Aluno Victor Aquaroni Sanches - 7º Ano A


Observação: Foram feitas pequenas alterações no texto apenas com objetivo de dar coesão. O relato originalmente foi feito em 3ª pessoa e foi adaptado para a 1ª pessoa.

5 comentários:

  1. achei muito legal rever toda essa história, parabéns aos criadores deste blog.
    Um grande abraço a todos
    Jefferson Campos

    ResponderExcluir
  2. achei muito interesante resgatar a historia de kalore e emocionante quando se ve pessoa que passaram por nossa vida e que ja nao estas entre nos , parabens ;hoje moro no mato grosso. silneia laurindo constantino

    ResponderExcluir
  3. achei muito interesante resgatar a historia de kalore e ao mesmo tempo achei emocionante em rever pessoas que nao estao mais entre nos ,continuem isto e muito gratificante, abraço hoje moro em sorriso mt e gostei muito de ver esse blog da historia de kalore

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa sempre comentamos que deveria ter em algum lugar algo que mostrasse aos mais jovens como era a nossa kaloré, os acontecimentos da época, os pioneiros que aqui chegaram e se instalaram com algum comércio...Como e onde eram as primeiras escolas, a primeira igreja, os primeiros Padres, primeiros professores e assim por diante . mais uma vez parabéns pela iniciativa e que continuem resgatando essas memórias umas bonitas outras não mas que fazem parte da nossa história.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...