quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Maria Helena Aquaroni

"Meu nome é Maria Helena Aquaroni, morava em Apucarana antes de começar a dar aulas em Kaloré. Quando comecei dar aulas era recém-formada, tudo aquilo era novo pra mim fui adquirindo experiência com o dia-a-dia. O colégio era menor, tinha apenas 5 salas, cantina banheiro e secretaria, depois de um tempo ele foi aumentando, as turmas eram bem numerosas chegou a ter quase mil alunos em três turnos.

Era bom trabalhar no colégio, não me lembro de nada que aconteceu de tão importante a não ser pelo fato de um professor, Irineu Citino ter passado mal quando dava aula de português em uma 7° série e colocou no quadro uma frase para ser analisada sinteticamente, a frase era “Hoje estou cansado de viver e sofrer”, quando acabou de explicar ele caiu dentro da sala.

Eu trabalhava com todas as turmas do colégio, tanto do primeiro quanto do segundo grau, durante meu período de trabalho cheguei a trabalhar com 6 diretores, sendo eles Maria José Brandão, Brás Miranda de Sá, Valdomiro Ribeiro da Luz, João Batista Cavalcante, Marilda Barbosa e José da Silva Trovão.

O comportamento dos alunos era excelentes em relação as aulas e aos professores. Diferentes de agora os alunos eram disciplinados, eu respeitava meus alunos para que eu pudesse ser respeitada.

Comecei a dar aulas com 20 anos de idade e permaneci dando aula por 27 anos, sendo 22 em sala de aula e 5 em secretaria, comecei a trabalhar logo que inaugurou o colégio no ano de 68. Aposentei-me com 47 anos, ainda era nova podia continuar trabalhando mais acho que sai na hora certa pois foi bem na época que foi criado o Estatuto do menor e do adolescente, que por causa da sua má interpretação esculhambou com a autoridade de pais e professores.

Meu pai,  eu perdi cedo, mais minha mãe sempre me incentivou a dar aula, nas salas as carteiras eram individuais e bem rabiscadas, até palavrões tinha escrito nelas, para complementar minhas aulas eu utilizava globos e mapas, no começo não foi tão difícil sempre tive prazer em dar aulas, estava sempre feliz e sinto muitas saudades das minhas turmas.

Quando eu comecei havia muitos alunos mais velhos que eu, pais e mães de famílias que estudavam pois queriam mesmo aprender, pois aquela era a única chance de serem alguém na vida pois quando eram mais novos ainda não havia o colégio.

Não me preocupava só com o aspecto cognitivo, mais com a formação de caráter e personalidade de cada aluno. “Primeiro a pessoa precisa se amar, Para depois amar o próximo!”


Obs: Foram feitas apenas pequenas correções para dar coesão ao texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...